domingo, 30 de maio de 2010

Ah Uberlândia...



Este é um depoimento do Isaac (Pomposo) sobre uma visita que fizeram ao escritório de Uberlândia a fim de interagir com as pessoas de lá e trocar experiências sobre o trabalho realizado nas duas cidades. O resultado disso foi um final de semana de muita diversão e aprendizado.




Estava eu certo dia a brincar inocentemente com minhas madeixas quando me surge Pandjango e pergunta se gostaria de acompanhá-lo a Uberlândia para participar de um CEED do Projeto Nacional na AIESEC Uberlândia. A princípio, com minha filosofia hippie recém adquirida, questionei-me: Por que não? E logo estava, na verdade, a analisar o quanto a aventura poderia ser positiva. Conheceria “Minas” (atente ao duplo sentido), gente diferente, aiesecos diferentes, mulheres diferentes! Seria uma oportunidade para conhecer melhor ER de outros CLs e mais especificamente um grande projeto. A partir disso o “por que não” passou a ser irrelevante e lá fomos nos aventurar por estradas, terras e ares mineiros.
                Leo e Hugo são os famosos VPs Uberlandenses que participaram de nosso último e lendário DD, e responsáveis por nosso cuidado e bom trato pelo fim de semana. Encontramo-nos às dez horas da noite, depois de 4 horas de um ônibus um tanto quanto conturbado. Após recepcionar o Daniel, VPER da AIESEC Santa Maria, fomos conhecer a “night” uberlandiana num “barbaladapub” chamado London que atesta uma maior alternatividade e desconhecimento sertanejo dos mineiros haha. Detalhe que encontramos 3 trainees juntos apenas por andar pela cidade. Conversamos e logo se juntaram a nós. A noite se estendeu por algumas horas com a adição do LCP local. Muitas experiências e informações trocadas além de diversão :D.
                A tarde seguinte foi de trabalho. Acontecia certo tipo de iniciação dos membros novos e é lógico que tivemos de nos apresentar com o “roll call” ribeirão pretano. A vergonha, apesar de grande, não nos atrapalhou ao sermos questionados sobre a AIESEC Ribeirão e logo estávamos integrados à simpatia mineira. Discutimos com o time de ER local sobre a forma como atuam e também fizemos nossa parte compartilhando. Conhecemos o projeto nacional e o geração. O turbilhão de idéias criou em minha mente e na do Pandjango o desejo de trazer um projeto semelhante para nosso amado CL. A AIESEC Santa Maria com o Geração realizou mais de 30 intercâmbios ICX no ano passado. Se uma cidade de 250 mil habitantes pode trazer 30 intercambiários imagine o que uma Ribeirão Preto de 600 mil não pode fazer. Uma adaptação do projeto já está em andamento e este pode ser considerado o mais concreto resultado de nossa aventura.
                É abstrato, porém, o que conseguimos e vivenciamos em Uberlândia. A festa de comemoração de um ano de CL independente mostrou o quanto a rede criada pela AIESEC é forte. Logo que voltei a Ribeirão já estava mandando e-mails para o Daniel perguntando mais sobre o projeto. Os trainees de lá vieram para cá este fim de semana e se encontraram com boa parte de nosso CL. É impressionante também, notar como os AIESECos são diferentemente simpáticos e engajados. Durante a festa não tivemos problemas por sermos novos e estranhos haha. Pelo contrário, nosso “exoticismo” foi motivo de curiosidade para os mineiros que sem acanhamento nos abordavam e contavam histórias como se já nos conhecessem há muito tempo e confiassem em nós.
                Por fim nos despedimos de Uberlândia acompanhados por muitos AIESECos na rodoviária. Ficou comigo uma grande experiência de vida, profissional e AIESECa. Trago comigo amigos, MSNs, diversão e muito conhecimento. Agradeço à AIESEC Uberlândia, ao Daniel e ao Pandjango pela camaradagem e convite. Aconselho a todos a fazerem o que fizemos e a se questionarem: Por que não?

Isaac Garcia (Pomp´s)


Nenhum comentário:

Postar um comentário