quarta-feira, 19 de maio de 2010

AIESEC, um pouco da história.

AIESEC? o que posso dizer de uma Instituição formada por jovens que tem o mesmo propósito? MOVER O MUNDO.

Então vamos lá...

Lembra lá em 1948 depois que terminou a Segunda Guerra Mundial, pois é, foi exatamente esse ano que a AIESEC foi fundada por estudantes de sete países europeus, eles tinham um objetivo que era promover intercâmbios. Mas vem cá, porque um intercâmbio poderia mudar o mundo?
O intercâmbio era uma ferramenta consistente que poderia fazer com que eles alcançassem um objetivo maior, você acha que alguém que seja, por exemplo, da Alemanha e tenha feito um intercâmbio para a Polônia não teria pensado antes de invadir o pais lá em 1º de setembro de 1939? Então, quem sabe se tivesse começado os intercâmbios antes não teria acontecido a Segunda Guerra Mundial, ou melhor, ainda se tivesse começado bem antes, às vezes nem guerra teria ocorrido.

AIESEC vem desde ai com pequenos atos tentando dar uma sacudida no mundo, promovendo vários programas com objetivos de dar uma alavancada na formação acadêmica através de experiências práticas em nível internacional promovendo a troca de conhecimentos e do desenvolvimento de uma maior interação entre estudantes, empresas e governos.
Como sempre o Brasil atrasadinho né? AIESEC chegou no Brasil em 1970, depois de vários acontecimentos em 36 anos de AIESEC no pais, teve a abertura em Ribeirão Preto, sendo hoje uma das maiores instituições da AIESEC.
Hoje no pais contamos com mais de 1500 brasileiros, 32 comitês e várias extensões querendo fazer uma mudança no mundo.
Nesse ano a AIESEC completa 62 anos de existência, está presente em 110 países, 8.300 oportunidades de liderança, 45.000 membros voluntários no mundo, 7.500 intercâmbios, 1.700 universidades envolvidas, 4.000 organizações parcerias.
Proporcionando quatro tipos de oportunidades que são: intercâmbio, liderança, networking e ambiente global de aprendizado.

No decorrer dos anos foram atribuídos os seguinte valores: Ativar a Liderança, Demonstrar Integridade, Viver a Diversidade, Desfrutar da Participação, Buscar Excelência e Agir Sustentavelmente.
Com o ato de 7 jovens a 62 anos atrás hoje estamos sinceramente fazendo uma diferença no mundo.

2 comentários: